segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O Blog como ferramenta auxiliar do Ensino a Distância

O papel da Educação a Distância seja ele em qualquer proposta de modalidade de ensino, é o de assegurar o processo educativo ao educando, garantindo de fato aos alunos um ensino diferente no ambiente virtual, onde eles aprenderão e atuarão de forma também diferente, através de estímulos de pensamentos críticos que serão perseguidos pela Educação em relação aos assuntos que serão discutidos nos temas de estudos. O tutor da educação a distância deve exercer com competência sua função pedagógica, a fim de levar informações relevantes ao cursista, orientar nas questões primordiais de funcionamento e gerenciamento do ambiente virtual de ensino, ter coerência nas suas ações quanto ao desenvolvimento da proposta pedagógica. Apresentar-se no ambiente de aprendizagem com domínio técnico suficiente e postura de atuação com agilidade, sempre que solicitado. Atuar na correção das tarefas com rapidez e eficiência, intervir, ser motivador e empenhado, demonstrando habilidades no uso de ferramentas que serão utilizadas no ensino virtual. Dominar além da matéria, técnicas metodológicas e didáticas. É essencial que o professor busque conhecer e compreender sites de busca e pesquisa, fazer o uso de e-mails, conhecer a netiqueta, participar de lista e fórum de discussão e outros, devendo contar com uma boa conexão de Web, tendo consciência da importância que o espaço tem.

O ensino virtual torna-se mais flexível, o aprendiz tem oportunidade de definir seu ritmo de estudo com mais autonomia, numa relação aluno-aluno, desenvolvendo trabalhos em grupos num aprendizado mais colaborativo, deixando o individualismo característico de uma sala de aula comum. Muda a relação entre aluno e professor, aluno e conteúdo e aluno e tecnologia, permitindo a construção de um conhecimento fundamentado, favorecendo o aprendizado.

O professor da Educação a Distância deve ser o facilitador do processo ensino-aprendizagem, deve ajudar cada aluno a planejar sua aprendizagem e envolvimento no curso, em propostas que promovam a interação e uma convivência harmoniosa e cooperativa entre os participantes, ajudando-os no planejamento e construção de um aprendizado em que sintam prazer em estudar, em horários programados por eles e, não os já conhecidos horários, impostos pelo sistema educacional de hoje em dia.


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